TAREFA PARA CASA: UM GRANDE DESAFIO DO EDUCADOR

TAREFA PARA CASA: O GRANDE DESAFIO
Jéssica Quérolin Góes da Silva
Prof. Dra. Arminda Mourão


RESUMO: Este artigo irá mostrar como as tarefas para casa devem ser estimuladas tanto pelos professores (profissionais em geral), como pelos pais para os alunos, pois tais tarefas introduzem os alunos a uma nova forma de aprimoramento de conhecimentos.
As formas de conhecimentos não se dão apenas em sala de aula, e é possível sim acreditar em outras formas de aprendizagem, não acreditando que o professor e a família são os únicos responsáveis pelo conhecimento adquiridos pelo aluno, claro que influenciam, mas também é necessário estabelecer a ideia de que trabalhamos em conjunto escola/família/aluno e que o aluno deve sim saber seu papel no seu processo de aprendizagem e adquirir por intermédio de normas sua responsabilidade e compromisso diante de sua aprendizagem.
Desenvolver ideias sobre as diferentes formas de aplicações de “tarefas para casa” é estimulante quando pensamos em aprendizagem. A partir dessas ideias, este artigo busca desenvolver a temática proposta com objetivo de promover reflexões sobre este instrumento de ensino.

PALAVRAS-CHAVE: Tarefa para casa, instrumento, aprendizagem.

ABSTRACT: This article will show how the homework assignments should be encouraged by teachers (general practitioners), and parents for students, for such tasks introduce students to a new way of enhancing knowledge.
The forms of knowledge not only give in the classroom, and it is indeed possible to believe in other forms of learning, not believing that the teacher and the family are solely responsible for the knowledge acquired by students, of course influence, but it is also necessary to establish the idea that we work together school /family / student and the student should know but its role in their learning process and acquire through its standards of responsibility and commitment in front of their learning.
Develop ideas about the different forms of applications of "homework assignments" is exciting when we think about learning. From these ideas, this article seeks to develop the proposed theme with the aim of promoting reflection on this teaching method.

KEY WORDS: Homework, instrument, learning.
INTRODUÇÃO
As tarefas escolares muitas vezes são vistas como um grande desafio na vida dos alunos, vistas pelos alunos como um problema nas suas vidas. E esse é um dos fatores que contribuem, estimulam e dificultam o processo de aprendizagem.
Os educadores, têm que estar bastante preparados para lidarem com muitos problemas da educação e principalmente com esse, e têm que serem bastante cautelosos, pois não se trata apenas de “tarefa para casa”, mas do rumo da educação que resultará o desenvolvimento dos alunos, dos filhos e da sociedade.
Diante disso, o educador precisa tomar uma posição relevante e conveniente, pois são educadores e a sociedade os cobra isso e têm que estarem cientes desses desafios que passam ou passarão na sua jornada pedagógica, e precisam também acompanhar e aceitar as novas técnicas e ferramentas que estão sendo adotadas como formas pedagógicas.
Assim, a educação é a base das gerações, e é cultura também, por isso que devem estar preparados para saber trabalhar com tudo que está disponível para a educação.
Este trabalho irá mostrar como as tarefas para casa devem ser estimuladas tanto pelos professores (profissionais em geral), como pelos pais para os alunos, pois tais tarefas introduzem os alunos a uma nova forma de aprimoramento de conhecimentos.
As formas de conhecimentos não se dão apenas em sala de aula, e é possível sim acreditar em outras formas de aprendizagem, não acreditando que o professor e a família são os únicos responsáveis pelo conhecimento adquiridos pelo aluno, claro que influenciam, mas também é necessário estabelecer a ideia de que trabalhamos em conjunto escola/família/aluno e que o aluno deve sim saber seu papel no seu processo de aprendizagem e adquirir por intermédio de normas sua responsabilidade e compromisso diante de sua aprendizagem.
Desenvolver ideias sobre as diferentes formas de aplicações de “tarefas para casa” é estimulante quando pensamos em desenvolvimento da aprendizagem. A partir dessas ideias, este trabalho busca desenvolver a temática proposta com objetivo de promover reflexões sobre este método de ensino.

2.O que é tarefa para casa?

A tarefa para casa é uma grande aliada no processo de aprendizagem, pois dá ao aluno a possibilidade de aprimorar seus conhecimentos, podendo através dela ver suas facilidades e dificuldades sobre o conteúdo explorado em sala de aula.
Além de ser um instrumento para a aprendizagem, é também um instrumento de integração entre a família e a escola, pois através dela os pais ficam cientes sobre os conteúdos abordados pelos professores em classe, verificam também o grau de conhecimento de seus filhos, contribuindo muito para esse processo de aprendizagem.

2.1 O que deve ser a tarefa para casa?

Embora seja uma grande mediadora do processo de aprendizagem, deve ser portanto, uma grande estimuladora na vida do aluno. Não deve ser vista como um “castigo” ou até mesmo como um “peso” na sua vida, mas como um caminho que o levará ao tão almejado conhecimento da aprendizagem.
A tarefa para casa pode ser diversificada também, deve-se pedir leituras de livros, revistas que relacionam-se com os conteúdos trabalhados, com o objetivo de não cair na mera repetição e evitar comentários como:” O (a) professor (a) só tem esse modelo de tarefa!”, “Essa tarefa é muita chata é igual a de ontem!...”
E esse estímulo precisa tanto da ajuda dos professores como dos próprios pais, pois o aluno precisa sentir e acreditar que a tarefa para casa lhe proporcionará um grande resultado satisfatório nesse processo de aprendizagem, dessa forma, não basta apenas o professor e os pais acreditarem que a “tarefa para casa” é tudo isso, se os integrantes principais da história não acreditam.

2.2Como a tarefa para casa é vista pelos alunos?

As tarefas são importantes, mas infelizmente os alunos encaram a tarefa para casa dessa forma: como uma obrigação e peso imposta pelo professor, é tambem vista como atividade ocupacional, pois têm em mente que a tarefa imposta pelo professor vai oculpar todo seu tempo, principalmente quando se trata de tarefas para o final de semana.
Dessa forma, a tarefa escolar muitas vezes é vista como um grande desafio na vida dos alunos.
As tarefas são importantes, mas infelizmente os alunos encaram a tarefa para casa dessa forma: como uma obrigação e peso imposta pelo professor.
É também vista como atividade ocupacional, pois têm em mente que a tarefa imposta pelo professor vai oculpar todo seu tempo, principalmente quando se trata de tarefas para o final de semana.
Dessa forma, a tarefa escolar muitas vezes é vista como um grande desafio na vida dos alunos e nós professores e pais, temos trabalharmos em grupo para mudar essa concepção.

2.3 Que importância tem a tarefa para casa?

Além de ser um grande instrumento para fixação e concretização de conhecimentos, é um grande elo entre família/escola, pois esse elo é muito importante para toda essa construção educacional.
A tarefa para casa involuntariamente ajuda o aluno a assumir uma responsabilidade e compromisso, tem uma grande meta de alcançar a aprendizagem, e a tarefa por ser um instrumento, possibilita o que se espera alcançar. Ajuda o aluno a compreender, mostra a ligação que existe entre as atividades desenvolvidas na aula e o que se deseja alcançar.

2.4 Como planejar, como avaliar a tarefa para casa?

As tarefas para casa deve-se ser planejada de acordo com as necessidades da turma e não esquecendo de sua realidade (essa aproximação com sua realidade é um fator bem relevante e que possibilitará mais interesse e disposição aos conteúdos), pois não pode ser impostas tarefas com palavras desconhecidas ao seu vocabulário e também exige que tenha um cuidado para que a tarefa não se torne uma mera repetição de conteúdos explorados, pois repetição não introduz a aprendizagem e não tornar a tarefa escolar um grande fardo (ter cuidado de não exagerar com o tamanho da atividade).
Diante dessas considerações, pode também ser proposto atividades que sejam uma forma de desenvolvimento de suas dificuldades e interesses, atividades que ofereçam várias possibilidades de realização.
A avaliação deve ser feita com muita cautela e atenção, pois devemos nos dispor de um tempo, de maneira que possamos realmente avaliar e ver as facilidades e necessidades do aluno, propondo novas atividades que atendem essas necessidades de aprendizagem.
Não basta apenas dar um visto (isso não tem sentido), pois essa ação possibilitaria seu pensamento/conceito sobre “tarefa para casa” e isso não seria viável para todo esse processo de aprendizagem.

2.5 Qual a função dos pais em relação a tarefa para casa?

Os pais exercem um papel fundamental durante a execução das atividades escolares, pois em casa ocupam o papel orientador do professor (além de possuírem um papel importante no processo educacional) e têm a capacidade de estimular seus filhos e fazê-los acreditar que a tarefa para casa vai estabelecer uma meta para atingir um melhor aproveitamento escolar.
Os pais em momento algum devem realizar as tarefas dos seus filhos, mas devem acompanhar e orientar seus filhos a fazer suas tarefas. Devem também procurar estar informados sobre que atividades estão sendo propostas aos seus filhos, mostrando assim que estão interessados no rendimento deles, e se a atividade proporciona uma aprendizagem significativa.
João Luís de Almeida Machado diz: “Ter todos os recursos necessários para fazer as tarefas escolares pedidas é um requisito importante para que o trabalho seja bem feito”. Mas vale ressaltar que apesar de tudo isso, os pais devem oferecer a seus filhos um ambiente adequado para estudo, sem interferência de sons que possam atrapalhar o desenvolvimento das atividades, oferecer materiais que serão úteis para a realização de suas atividades e orientá-los.

2.6 A internet como forma de realização de tarefa de casa

Utilizar a internet é excelente desde que seja bem utilizada , desde que não fique no “copiar” e “colar”, pois a tecnologia é também uma forma de aprimoramento da prática pedagógica e também se dispõe de outras vantagens que não são nenhum pouco pedagógicas. Diante disso, necessita-se de orientação pedagógica e familiar para que os alunos possam acessar sites organizados e qualificados para um bom estudo interativo.
É importante que os alunos encontrem fontes confiáveis de pesquisa na internet, que contextualizem os acontecimentos da atualidade e os aproximem do conteúdo escolar.
A internet é uma ferramenta que vem nos mostrar que a educação se dá de várias formas, não somente na escola e que ela nos proporciona também conhecimento.

2.7 É conveniente estipular horário para a realização da tarefa de casa?

Sabe-se que deve ser orientado os alunos a fazerem suas tarefas, assim, tem que ensinar os alunos a terem responsabilidade diante de suas tarefas escolares, não necessariamente diremos que é uma regra fazer as tarefas em determinado horário, mas podemos dizer que é uma norma, esse compromisso de fazer a tarefa em determinado horário, assim como acordar em determinado horário, automaticamente fará com que o aluno adquira responsabilidade.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
De acordo com todas as ideias trabalhadas vemos que mesmo com toda luta no final temos uma grande recompensa.
E depois daquelas ladainhas faladas pelos professores “aprendemos também com vocês”, acreditamos que isso é verdade, mas não como verdade absoluta, mas que de acordo com nossas expectativas descobrimos que nem sempre ensinar é “um mar de rosas”, ou seja, que com as dificuldades e facilidades dos alunos, revemos nossos métodos e formas de avaliar e nos adequamos as suas maneiras de acordo com suas necessidades.
Aprendemos a cada dia uma nova forma de ensinar e aprender, que como já sabemos que além do espaço escola, existem outros instrumentos e outros meios como forma de obtenção de conhecimento.
O aluno deve ser orientado e aprender a administrar seu tempo e ter compromisso com a realização de suas tarefas. Os pais devem lembrá-los da importância da aquisição de conhecimento, responsabilidade e compromisso para consigo mesmo. Pois nem todas as crianças tem senso crítico sobre as reais prioridades.
Diante disso devemos orientar que as tarefas escolares não são obrigações e sim caminhos para a oportunidade do aprimoramento dos conhecimentos adquiridos.
A aprendizagem influencia no processo de maturação, cultural, social e pessoal, através de suas técnicas e instrumentos de aprendizagem.
E todos esses fatores trabalham e caminham juntos e são os grandes responsáveis pela motivação dos alunos e também de todas as pessoas que estão participando dessa jornada pedagógica e no final de tudo isso o que mais nos deixa feliz é saber e ver que todo trabalho valeu a pena, que não foi em vão.

REFERÊNCIA

www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=940

- João Luís de Almeida Machado Editor do Portal Planeta Educação; Doutor em Educação pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP); Professor Universitário e Pesquisador; Autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" (Editora Intersubjetiva).

- EPSILON, Escola Oficina do Saber Tarefas Escolares. In Cotidiano escolar: rotinas e processos educativos. Fortaleza: EPSILON, 1998 (Cadernos Pedagógicos da Epsilon – Ano II, n° 1).

-MOSQUERA, Juan José Mourino. Psicodinâmica do aprender. Porto Alegre: Sulina,1975.

Comentários

Postagens mais visitadas